top of page
Buscar
  • Foto do escritorDANIELLA+NATALIA

COZINHA - "Um Ambiente muito Especial"

Um dos ambientes mais desafiadores e que precisam de um projeto muito bem pensado é a COZINHA. Além das diversas funções que praticamos nela, ainda temos que ter locais de armazenamento específicos e muito cuidado, pois algumas tarefas exigem cautela para serem desempenhadas. Por essas e outras, via de regra, este tende a ser, junto com o closet, um dos primeiros espaços a ser projetado em nossas casas.


Para começar, temos que avaliar a planta baixa do local. É ela que vai nos determinar o layout mais adequado para seu uso. De modo geral, temos três tipos básicos de planta, aonde conseguimos encaixar a maior parte dos projetos existentes. Abaixo, vamos descrever cada um deles.


A COZINHA LINEAR, é uma planta estreita e alongada, aonde a maior parte dos equipamentos ficariam em apenas um dos lados do ambiente, deixando o outro para um armário com pouca profundidade que pode ser uma cristaleira, despenseira ou ainda, eliminamos a parede e criamos um tampo que funcionaria como apoio para o ambiente contíguo, integrando espaços e os aumentando visualmente.

A COZINHA QUADRADA, é uma planta maior e poderá ser trabalhada em formato de "U" ou "L" porém, não chega a comportar uma ilha central. Nela, sempre buscamos a triangulação das ações básicas: limpeza, cocção e estocagem. Ao centro, o ideal é localizar a área molhada, pois assim, ela apoia mais facilmente a área de cocção e, por ser formada por tampos, ajuda no manuseio da área de estocagem, seja ela a área do refrigerador ou dos armários.

A COZINHA "OVER SIZE", ela tem uma planta bem grande, aonde conseguimos implantar uma ilha ou uma península. Nesta, podemos instalar a área de cocção ou em alguns casos, a área de molhada, além de espaço para refeições rápidas. O que deve se tomar cuidado neste tipo de situação é não deixar a triangulação muito distante, prejudicando seu funcionamento. Procuramos sempre, aproximar sempre a cocção da limpeza e colocar muitos tampos para usar de apoio para o refrigerador e espaço de fornos, chamada usualmente de "torre quente".

Alguns detalhes são fundamentais em qualquer tipo de COZINHA, sempre verificar a posição de abertura da porta do refrigerador, nunca esquecendo de tampos de apoio próximos, facilitando seu uso. Esteticamente, usamos muito a colocação da "torre quente" de fornos elétrico, a gás e micro-ondas ao lado do refrigerador, criando em um único setor o volume vertical, melhorando a composição espacial. Deve-se tomar cuidado também com a altura e o acesso aos fornos, evitando deixá-los numa altura superior ao rosto do usuário, pois podem ocorrer acidentes.


Com relação aos armários, na parte inferior temos usado muito os gavetões, eles facilitam o acesso à maior profundidade, e o usuário pode acessá-lo sem se abaixar. Nos armários superiores, devido a estética mais horizontal, temos proposto armários basculantes, eles normalmente têm menos profundidade e são usados para louças. Os equipamentos ou eletros com menor uso, achamos interessante usar a área acima do refrigerador, ali temos uma boa profundidade para armazená-los.


Hoje em dia, o mercado dispõe de diversas ferragens interessantes que nos permitem o uso de despenseiras de correr, armários de canto com difícil acesso ou lixeiras internas. Mas, como sempre mantemos a nossa premissa básica, cada caso é um caso, cada projeto é um projeto e deve ser pensado com muito carinho isoladamente, levando em consideração primordialmente as necessidades do proprietário.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page